RSS

Conheça a ED por módulos

15 jan

É sabido que a estrutura da escola dominical (ED) fundada por Robert Raikes foi criada para atender a demanda da época. Depois de um tempo, a escola de instrução popular que havia sido elaborada exclusivamente para o público infantil, abriu as portas também para os adultos.

 Em 1811, iniciou-se a divisão em classes para que crianças e adultos analfabetos pudessem aprender a ler a Bíblia. Logo, a divisão em classes visava a alfabetização de crianças e adultos. Daí vem a origem da divisão em classes e por idade.

Dessa maneira, visando atender às necessidades da igreja de hoje, faz-se necessário realizar modificações para que a ED supra as demandas do aluno atual. Por isso  a proposta da divisão da escola dominical  por módulos e temas, para adultos.

Os módulos são uma forma de dinamizar a escola dominical, propiciando a interação dos adultos, do mais jovem ao mais idoso,  além da interação dos alunos com professores de estilos e metodologias diversas, já que há um professor para cada tema, oportunizando, ainda, novos laços de amizade, intensificado a comunhão dos adultos da igreja e permitindo que haja classes com uma menor quantidade de alunos.

 A proposta é favorável também para os professores, eis que, eles estarão trabalhando com cada turma o mesmo tema, ou seja, como cada professor tem seu tema, as turmas que variam; quem modificam são os alunos, através de um rodízio entre os módulos, logo cada professor terá maior oportunidade de se aperfeiçoar e aprofundar no seu tema.

Vale notar que essa interação de adultos com idades diferentes é bem comum nas universidades, cursos e ambientes de trabalho, sendo vivência bem familiar da grande maioria dos adultos da IPC. Especialistas em Ensino de Adultos afirmam que a troca de experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem de adultos. 

A estrutura é elaborada de forma que todos os alunos passem por todos os módulos.

Clique na imagem acima para ver o modelo de inscrição dos módulos e mais informações

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: