RSS

ENTREVISTA | Rev. Augustus Nicodemus G. Lopes

02 fev

Se a família for bem…a igreja vai também !

 

Família é Projeto de Deus! Todos nós parecemos concordar com isso, mas muitas vezes falta espiritualidade nos lares cristãos, trazendo, certamente, consequências para a igreja local. O relacionamento familiar cristão deve ser constituído através de vidas cheias do Espírito Santo de Deus. Não se pode dissociar espiritualidade da vida familiar.

Em 2009, Deus nos deu o  direcionamento  de que os estudos dos módulos na nossa Escola Dominical deveriam rever valores fundamentais à nossa caminhada, com ênfase no contexto da família e da igreja, nos fazendo voltar ao primeiro amor (Ap 2:4).

No módulo “Espiritualidade e felicidade na minha casa”, desenvolvemos mais a fundo sobre o relacionamento entre marido e mulher, buscando uma compreensão bíblica do papel de cada um no lar, dentre outros temas relacionados, como o divórcio. Neste módulo, utilizamaos como recurso o livro “A Bíblia e a Sua Família”, do Pastor Augustus Nicodemus e sua esposa Minka Schalkuijk Lopes.

Na ocasião do Dia da Escola Dominical em 2009, convidamos o Pastor Augustus Nicodemus para uma entrevista sobre as temáticas abordadas nos módulos relacionadas a família, que foi publicado no Jornal Comemorativo da Escola Dominical:

 Para termos uma igreja forte e saudável precisamos de famílias fortes e saudáveis? Por quê?

 Sim, concordo totalmente. É de famílias fortes e saudáveis que saem os bons líderes para a Igreja, professoras capazes, presbíteros e diáconos qualificados, líderes das organizações internas, missionárias e missionários.

 Alguns dizem que a temática “família” já é um assunto “batido” para ser tema de escola dominical. Contudo, é notório o alto índice de famílias de crentes com seus lares desestruturados. A que se deve este antagonismo?

 Por mais alto que seja o índice de famílias cristãs desestruturadas, ainda assim é menor do que os números referentes às famílias daqueles que não professam a fé evangélica. A desestruturação de famílias cristãs se dá por várias razões, desde a falta de liderança do marido e do pai, até a falta de compromisso dele e dos demais membros da família com Deus e Sua Palavra. Passa ainda, pela falta de informação e preparação para enfrentarem os desafios do mundo moderno, como o relativismo moral, o bombardeio e o apelo erótico da mídia, a Internet com suas centenas de possibilidades de conversas, chats, comunicação com pessoas desconhecidas e sites duvidosos. O tema “família” pode ser batido na Escola Dominical, mas o que precisamos é tratar deste tema de maneira relevante, atual e que responda aos desafios mencionados acima.

 Qual a sua avaliação sobre a frequente falta de interesse, por parte de jovens solteiros, pelas classes que tratam de temas sobre o casamento bíblico, os papéis do homem e da mulher e a criação de filhos? Qual a relevância para o jovem ter estes conhecimentos?

Os jovens solteiros estão casando cada vez mais tarde. Por causa de mudanças em nossa sociedade, a concorrência no mercado de trabalho, o alto custo de vida, a necessidade de se especializar mais e mais para se obter promoções no emprego ou mesmo para poder conseguir um emprego, faz com que os jovens adiem o casamento para mais tarde, para depois de terminarem a faculdade, mestrado e doutorado, depois de terem um bom emprego e adquirirem alguma estabilidade financeira. Como resultado, deixam para casar perto dos 30, e até lá, manifestam pouco interesse por temas como casamento, noivado, etc. Além disto, com a secularização da vida em todos os aspectos, muitos destes jovens fazem uma separação entre a sua fé em Cristo e as demais áreas da vida, e não percebem que Cristo é Senhor também da sexualidade, do casamento.

 Deixe uma mensagem de incentivo à Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Campos.

Embora muitos digam que a Escola Dominical esteja ultrapassada, esta é uma avaliação equivocada. Se usada corretamente, se for adaptada e adequada às necessidades da Igreja, a ED é uma dos mais eficazes instrumentos na edificação, formação e preparação dos crentes para a vida cristã.

 Fonte: Jornal Nossa História

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: